São tantos os estereótipos atribuídos às mulheres no universo do consumo, que não vou me fazer de rogada em aproveitar o rótulo de que vivemos em shopping, gastando, passeando, passando tempo. Sim, somos a maioria nesse ambiente com 59% de presença. Então porque ainda somos tão poucas na alta liderança desse segmento de negócio?
Apenas 3% dos líderes empresariais no Brasil são mulheres. No mundo dos shoppings não encontrei um dado preciso, mas, como atuei neste segmento, posso garantir que não somos a maioria no topo.
São poucas as mulheres superintendentes, diretoras, CEO empreendedoras então.... Batemos no teto das gerências de marketing, financeiro, RH e por aí ficamos.
Se esse é o seu segmento de atuação e alvo para sua carreira, prepare-se para algumas questões comportamentais:
1. MULHER INVISÍVEL - Não seja uma. Os grande grupos trabalham com programas trainee, promovem seleções internas. Não espere que te indiquem. Procure se informar e se candidate aos processos. Mantenha sua liderança ciente do seu desejo de crescer e aproveite as oportunidades de apresentação do seu trabalho para demonstrar sua capacidade analítica.
2. MULHER ELÁSTICO - Muitas vezes as vagas surgem fora da sua cidade então, considere a possibilidade de mudar. Esteja disponível para atravessar divisar e esticar essa realização até para outros países. Flexibilidade é fundamental para seu crescimento.
3. MULHER BIÔNICA - Esqueça essa síndrome de ter que fazer tudo e ao mesmo tempo. As gerentes de marketing por exemplo, costumam ficar imersas nos planos operacionais, atuando, fazendo, montando e esquecem, de mover-se pelo estratégico do negócio. Se aprofunde em dados, análises de resultados, no desenvolvimento de outras habilidades e esteja apta para o próximo salto.
Você que é gestora de RH em shopping, alerte os empreendedores sobre a importância da equidade de gênero para a saúde financeira e das pessoas do seu negócio.