Lembro que há dois anos quando começamos a viver o home office, uma das maiores preocupações dos líderes foi com o como fazer a gestão da equipe assim. Muitas empresas passaram a não ter o contato direto e novos colaboradores contratados durante a pandemia, se quer viram a liderança e os colegas pessoalmente. Mesmo apesar de algumas pessoas terem dificuldade com esse formato, compreender que novos momentos pedem novos comportamentos é essencial. Ao invés de reagir ao novo, buscar experimentar o lado positivo das situações, passa a ser um importante teste de flexibilidade, capacidade de adaptação e superação. Então deixo 5 dicas para manter sua equipe em sintonia:
1. ADOTE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO DE TAREFAS - Há uma variedade delas, pagas e gratuitas, como o trello, por exemplo. Elas ajudam a acompanhar a produtividade com estabelecimento de prazos e metas e possibilidade de acompanhamento em tempo real.
2. CONFIE NA EQUIPE - Essa é uma grande oportunidade de você demonstrar sua confiança. Delegue, aposte na criatividade de cada um e deixe que eles te surpreendam na execução de suas tarefas.
3. EVITE EXCESSO DE REUNIÕES - Assim como no presencial, as pessoas precisam de tempo e espaço para realizarem suas tarefas. Esteja disponível para tirar as dúvidas mas não fique ocupando em excesso, quem precisa produzir.
4. COMUNIQUE-SE - Não deixe a equipe por fora das decisões importantes da empresa, das mudanças e das novidades. Em algumas questões e sempre que possível, aliás, faça a equipe participar de algumas decisões como forma de engajar e manter o entrosamento.
5. MANTENHA A INTERAÇÃO - Que tal as quintas ou sextas, fazer um happy hour online? Faça um momento de lazer, reúna o grupo, contem histórias, compartilhem alegrias, brindem conquistas e riam. A vida pede pausas. Uma liderança positiva saberá tirar partido desse novo modelo e fazer com que sua equipe faça dessa experiência uma vivência motivadora.